Open Innovation

Em diversas partes deste Blog falamos sobre INOVAÇÃO SISTEMÁTICA do ponto de vista de TRIZ, mas não mencionamos algumas importantes contribuições recentes na área, como artigos, ensaios e livros publicados. Dois livros lançados em 2006 pertencem a um mesmo autor, Henry Chesbrough, da Harvard Business School. O primeiro é “Open Innovation – The New Imperative for Creating and Profiting from Technology”, e o segundo é o excelente “Open Business Models – How to Thrive in the New Information Landscape”.
Os livros de Chesbrough apontam os SISTEMAS ABERTOS, conhecidos já desde algum tempo pelos criadores do software livre, como uma das mais importantes metodologias para criação de novos produtos.
Este conceito original está hoje sendo utilizado por muitas empresas, como Procter & Gamble, não necessáriamente pertencentes à área de software, que recentemente vem recorrendo a comunidades de especialistas na Internet para geração de novas idéias e produtos.
Também sobre o mesmo assunto, o excelente livro de Don Tapscott & Anthony D. Williams, WIKINOMICS, traduzido em Português pela Editora Nova Fronteira (2007), merece ser lido.
A home page do livro está em http://www.wikinomics.com/.
No plano das atividades voltadas para os meios de comunicação, telefonia e Internet, a recém-lançada plataforma Android, da Google, consorciada da Open Handset Alliance é um dos pricipais exemplos de atividade colaborativa e de open-source da atualidade: http://code.google.com/intl/pt-BR/android

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s