Jidoka – Assinalando e Resolvendo Problemas

– A qualidade deve ser imposta durante o processo de manufatura!
Se um componente defeituoso ou o mau funcionamento de um equipamento é descoberto, a máquina à qual o problema diz respeito para imediatamente, o mesmo acontecendo com os operadores, que devem corrigir o problema.
Para o sistema Just-in-Time funcionar, todos os componentes que são fabricados e fornecidos devem satisfazer a padrões pré-determinados de qualidade. Isto é alcançado através da filosofia jidoka.
Jidoka significa que uma máquina interrompe seu funcionamento com segurança quando o processo normal é completado. Também significa que, se surgir um problema de qualidade ou um problema técnico do equipamento, que a máquina deverá detectar o problema por si mesma e parar, evitando assim que produtos defeituosos sejam produzidos. Como resultado, somente produtos satisfazendo Jidoka significa que uma máquina interrompe seu funcionamento com segurança quando o processo normal é completado. Também significa que, se surgir um problema de qualidade ou um problema técnico do equipamento, que a máquina deverá detectar o problema por si mesma e parar, evitando assim que produtos defeituosos sejam produzidos. Como resultado, somente produtos satisfazendo padrões de qualidade passarão aos próximos processos na linha de produção.
Uma vez que uma máquina para automaticamente quando o processamento é complete ou quando surge um problema e este fato é comunicado a todos na linha de produção mediante “andon (quadro de avisos de problemas),” os operadores podem continuar as operações com segurança em outra máquina, bem como facilmente identificar a causa do problema e prevenir-se contra sua recorrência.
Isto significa que cada operador pode ser responsável por várias máquinas, resultando em alta produtividade, enquanto as melhorias contínuas levam a uma maior capacidade de processamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s