A Promessa do methanol para acionamento de veículos movidos por célula combustível. Possibilidades de emprego do alcool brasileiro

Diferentemente do metanol (alcool da madeira), produzido nos Estados Unidos e alvo de pesquisas naquele país para uso em transporte público através de sistemas híbridos movidos a hidrogênio, o alcool de cana de açucar, sem a toxidade do primeiro, teria seu lugar garantido em um projeto brasileiro usando células combustíveis destinadas a gerar hidrogênio. Seu emprego, cujo uso levaria à fabricação de células combustíveis para veículos híbridos experimentais, poderia já ser objeto de estudos em nossas universidades e centros de pesquisas.
Sabe-se que o metanol utilizado nos USA é muito tóxico: 10 ml de ingestão do mesmo pode causar cegueira, e 100 ml, se ingeridos, podem causar a morte.
Apesar deste risco, numerosas instituições norteamericanas estão envolvidas nas pesquisas sobre o uso do metanol na área automotiva, inclusive em aviões. Para conhecer um pouco sobre o projeto da Georgetown University sobre uso automotivo de célula combustível através do metanol, clique no link acima.
Para baixar um paper sobre este assunto, “Beyond the Internal Combustion Engine – The Promise of Fuel Cell Methanol Vehicles“, click no link indicado.
Abaixo: Protótipo da Generation III Methanol Fuel Cell System, Georgetown University.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s