Veja no site aqui indicado uma explicação detalhada do que são as células de combustível. Abaixo transcrevemos uma explicação de seu funcionamento, mostrando sua Dinâmica:
Como exemplo, utilizando o hidrogenio como combustível e o oxigenio como oxidante, as reações no ânodo e cátodo na célula de combustível são as seguintes, respectivamente:
Ânodo: H2(g) -> 2 H+(aq) + 2 e-
Cátodo: 1/2 O2(g) + 2 H+(aq) + 2 e- -> H2O(g)
O hidrogenio (combustível) é alimentado através do ânodo da célula de combustível (ver figura), onde é oxidado no catalisador de platina (camada difusiva/catalítica), havendo a produção de dois electrons e dois protons hidrogenio, H+ (reacção ânodo). Em seguida, os electrons produzidos pela reação de oxidação do hidrogenio são transportados através de um circuito eléctrico e utilizados para produzirem trabalho (corrente contínua). Por sua vez, os protons produzidos na reação anódica são transportados do ânodo para o cátodo, através do electrólito (no centro da célula). No cátodo, o oxigenio é alimentado e reage com os protons transportados através do eletrólito e com os electrons provenientes do circuito elétrico (reacção cátodo). O produto final da reação que ocorre no cátodo é o vapor de água. (Transcrito do site indicado).