Células de Combustível: o que são?

Veja no site aqui indicado uma explicação detalhada do que são as células de combustível. Abaixo transcrevemos uma explicação de seu funcionamento, mostrando sua Dinâmica:

Como exemplo, utilizando o hidrogenio como combustível e o oxigenio como oxidante, as reações no ânodo e cátodo na célula de combustível são as seguintes, respectivamente:

Ânodo: H2(g) -> 2 H+(aq) + 2 e-
Cátodo: 1/2 O2(g) + 2 H+(aq) + 2 e- -> H2O(g)
O hidrogenio (combustível) é alimentado através do ânodo da célula de combustível (ver figura), onde é oxidado no catalisador de platina (camada difusiva/catalítica), havendo a produção de dois electrons e dois protons hidrogenio, H+ (reacção ânodo). Em seguida, os electrons produzidos pela reação de oxidação do hidrogenio são transportados através de um circuito eléctrico e utilizados para produzirem trabalho (corrente contínua). Por sua vez, os protons produzidos na reação anódica são transportados do ânodo para o cátodo, através do electrólito (no centro da célula). No cátodo, o oxigenio é alimentado e reage com os protons transportados através do eletrólito e com os electrons provenientes do circuito elétrico (reacção cátodo). O produto final da reação que ocorre no cátodo é o vapor de água. (Transcrito do site indicado).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s