Uma visita ao site http://www.fuelcells.org/ pode levá-lo a muitas informações úteis do que ocorre no momento neste campo tão promissor. Conhecida como a “The Online Information Fuel Cell Resource”, esta visita é altamente recomendada! Uma versão em Português está disponível em: http://worldwide.fuelcells.org/po_base.cgim
Transcrevemos abaixo a página introdutória do tutorial sobre Célula a Combustível, publicada no site original do Breakthrough Technologies Institute:
O que é uma Célula de Combustível?
Em princípio, uma célula de combustível funciona como uma bateria. A diferença de uma bateria, uma célula de combustível não termina nem necessita recarga. Produzirá energia em forma de eletricidade e calor enquanto for abastecida de combustível.
A célula consiste de dois eletrodos em cada um dos lados de um eletrólito. O oxigênio passa sobre um eletrodo e o hidrogênio sobre o outro, gerando eletricidade, água e calor.
O combustível hidrogênio é alimentado através do “ânodo” da célula de combustível. O oxigênio (do ar) entra na célula através do cátodo. Estimulado por um catalisador, o átomo de hidrogênio se separa em um próton e em um elétron, os quais tomam diferentes caminhos até o cátodo. O próton passa através do eletrólito. Os elétrons criam uma corrente separada que pode ser utilizada antes que regressem ao cátodo, para reunir-se novamente com o hidrogênio e o oxigênio em uma molécula de água.
Um sistema de célula de combustível que inclui um “reformador de combustível” pode usar o hidrogênio contido em qualquer combustível hidrocarboneto – desde gás natural até metanol, e inclusive a gasolina. Já que a célula de combustível depende da química e não da combustão, as emissões de um sistema deste tipo seriam muito menores que os processos de combustão de combustíveis mais limpos.