Ônibus Nacional Movido por Células a Combustível

Há algum tempo atrás vimos esta notícia na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, relativa ao ônibus construído pela empresa gaúcha Tuttotrasporti, de Caxias do Sul, que foi inicialmente utilizado no trajeto São Bernardo do Campo-São Paulo. Segundo a notícia, até o final deste ano, 2010, outros três coletivos estão previstos para operar em São Paulo, através da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Sobre este assunto a revista Acontece Sul deu mais detalhes, confirmando notícia anteriormente publicada neste blog, de que o projeto de construção de ônibus a hidrogênio no Brasil integra a iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com a parceria da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de São Paulo), a GEF (Global Environment Facility) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) Tuttotrasporti, AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, Epri, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys e Petrobrás Distribuidora. Este é o primeiro de quatro ônibus a hidrogênio previstos no projeto.

O ônibus brasileiro movido a hidrogênio é um veículo híbrido, movido com duas células da linha automotiva, primeira unidade do mundo, sob responsabilidade da Tuttotrasporti. Pode ser operado com as células combustível a hidrogênio, apenas com baterias (três de alto desempenho) ou com os dois sistemas ao mesmo tempo. Tal sistema promete proporcionar maior economia de combustível e racionalização da energia gerada.

Abaixo, uma foto do veículo pioneiro:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s