>Mobilidade Sustentável: Honda inicia operação de seu novo protótipo de estação solar para geração de Hidrogênio

Estação Solar para sistemas automotivos acionados por Células a Combustível

A Honda Motor Corporation divulgou recentemente que iniciou a operação de um protótipo solar da estação geradora de Hidrogênio de nova geração em seu centro de pesquisas e desenvolvimento de Los Angeles. O dispositivo tem como objetivo ser utilizado para reabastecimento noturno de veículos eléctricos acionados por célula a combustível. Segundo a empresa, a estação foi projetada como uma única unidade integrada, que poderia ser instalada na garagem do usuário e seria capaz de produzir hidrogênio suficiente (0.5kg) através de funcionamento noturno por oito horas e uma contrapartida de funcionamento diário totalizando até 10.000 milhas por ano para um veículo eléctrico movido a célula combustível. O sistema solar precedente da estação de hidrogênio exigia um eletrolizador e uma unidade separada do compressor para criar hidrogênio de alta pressão, sendo o compressor o componente o maior e mais caro e a eficiência do sistema era reduzida. Projetado para uma operação por oito horas para encher lentamente o tanque de um veículo eléctrico movido a célula combustível, a estação solar de hidrogênio reabasteceria o veículo para uma condução diária típica. Com a nova estação, a pureza do hidrogênio gerado ajustou-se às especificações mais elevadas SAE (J2719) e ISO (14687). A nova estação solar de hidrogênio empregará a mesma matriz de 48 paneis, 6.0 kW, usada no sistema precedente. A disposição utiliza células solares de película fina composta de Cobre, Índio, Gálio e Selênio (CIGS) produzidas pela Honda Soltec Co., uma subsidiária da qual a Honda é proprietária e que se destina a produzir células solares voltadas para geração eficiente de eletricidade renovável.

As células solares originais da Honda reduzem a quantidade de CO2 gerada durante a produção em comparação às células solares convencionais, explicaram os engenheiros da Honda. A empresa declarou que a estação foi projetada suportar as necessidades dos futuros proprietários de veículos eléctricos movidos por células a combustível, e foi igualmente projetada para complementar uma rede pública de estações rápidas de produção de hidrogênio. (Fonte: Fuel Cell Today, 21/06/2010).
Para mais informações sobre sistemas automotivos acionados a Hidrogênio visite nosso blog http://hicel.wordpress.com/
Abaixo, o Honda FCX Clarity, movido a Células a Combustível – Hidrogênio, e vista do chassis aberto do veículo, revolucionário sobre todos os aspectos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s