Barras Progressivas em Controle de Tráfego

Conheça as publicações da empresa CREAX sobre Inovação Sistemática e o uso de algumas particularidades do Método TRIZ.
Em uma newsletter recente desta empresa foi publicada uma variação interessante do método visual de barras progressivas em software, transposta para a área de controle de tráfego de veículos, que pode também ser enquadrada como um exemplo de aplicação derivada das propriedades de DNA do Produto.
A transposição desta característica, anteriormente exclusiva da área de Informática, para o controle de tráfego em semáforos é algo original, uma bela invenção que nos leva a indagar: “Porque não pensamos nisto antes?…”
A figura abaixo é auto explicativa: uma graduação luminosa progressiva envolve o foco de luz do sinal, permitindo acompanhamento em tempo real da transição do semáforo.
Lembremo-nos que em nosso país usamos para isto o método de intermitência do sinal, pisca-pisca, que não oferece ao motorista idéia alguma do tempo entre o fechamento do sinal e sua abertura, mas somente a expectativa desta ultima.
O mesmo raciocínio se aplica ao sinal de pedestres.
Poderíamos imaginar outras aplicações para este efeito?
Sim, talvez algo relativo à sinalização do controle de trânsito para pedestres acima mencionada, ou um sistema indicador da posição, em tempo real, de elevadores: um belo efeito visual  para encimar as portas de elevadores nas salas e corredores de espera!
Este projeto patenteado enquadra-se em um dos 40 Princípios para Inovação segundo TRIZ e listados pela primeira vez por Altshuller, relativamente à evolução dos sistemas técnicos: o Princípio de Feedback (Realimentação).
Assim é que sistemas e sub-sistemas tendem a evoluir desde o ponto em que requerem uma entrada ou excitação externa para se tornarem auto-controláveis até o ponto em que se tornam automáticos ou auto-reguláveis, por meio de feedback.
No caso em tela, este semáforo informa aos motoristas quanto de tempo ainda dispõem até a próxima mudança de sinal. A figura abaixo ilustra este fato.

Abaixo: Imagem do Semáforo com Feedback (Fonte: CREAX)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s