Uma parte integrante da metodologia TRIZ é a investigação de bancos de patentes, em que numerosos detalhes de produtos já existentes podem ser pesquisados e analisados.
Na maioria dos casos, por meio da prática adquirida com a leitura do material deste blog e outros sites na Internet com relação à Inovação e Criatividade, a partir do estudo de produtos já patenteados podemos usar as propriedades do “DNA de Produtos” para encontrar caminhos e vertentes para novas invenções e descobertas. Um dos sites mais interessantes para a busca de produtos já patenteados, além daqueles já citados em outros posts, acha-se em http://wikipatents.com/
Experimentamos fazer uma busca sobre machados do ponto de vista geral. Existem machados para o corte de lenha, mais comuns, machados para uso de bombeiros, bastante conhecidos, e também para o corte de gelo, etc. Uma busca genérica com a palavra inglesa axe (machado) feita há poucos momentos retornou 2050 patentes de machado de natureza diversa, neste Wiki!.
Para uma noção preliminar do que seja o DNA de Produtos, leia o artigo original de Simon Dewulf, da CREAX e publicado no TRIZ Journal, “Product DNA and the Property Function Matrix”.