Teoria para Solução de Criativa de Problemas segundo Osborn versus TRIZ, de Genrich Altschuller

Pesquisando por informações na Internet referentes aos assuntos tratados neste blog, deparei com o excelente site do consultor em Inovação e Criatividade Jairo Siqueira, o qual recomendamos a todos os interessados nos temas aqui tratados. Além de explicar, com muita clareza, o método TRIZ em quatro excelentes artigos, Jairo discorre sobre o contraste entre duas das técnicas mais freqüentes usadas nas atividades voltadas para Inovação e Criatividade, observação esta que, por ser importante para o entendimento desta questão, nos permitimos transcrever aqui:

Os dois principais métodos de solução criativa de problemas

“Vários métodos de solução criativa de problemas foram desenvolvidos nos últimos 50 anos. Nesta série abordaremos as duas principais escolas:

Solução Criativa de Problemas – SCP: baseia-se em modelo introduzido há mais de 50 anos por Alex Osborn, criador do Brainstorming, e Sidney Parnes. Este é o método mais usado, apresentando algumas variantes em torno do modelo original, constituído de três estágios: definição do problema, geração de soluções e implementação da solução escolhida. A estratégia deste modelo é obter uma clara e precisa definição do problema e gerar várias opções de soluções.

Pensamento Inventivo Sistematizado – PIS: este modelo se baseia em técnicas que utilizam a base de conhecimentos derivada das experiências inovadoras em diversos campos da atividade humana. Seus fundamentos são os princípios inventivos identificados pelo engenheiro russo Genrich Altshuller mediante o exame de mais de duzentas mil patentes de inventos. Através destes princípios, o pensamento criativo pode seguir as trilhas já percorridas por milhares de inventores e solucionadores de problemas e se inspirar nas suas idéias para solução de problemas similares. A estratégia básica deste modelo é utilizar os princípios inventivos para adaptar soluções genéricas existentes a um problema específico.”

Cf. Jairo Siqueira, Site indicado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s