Diferença entre uma solução de um problema técnico de engenharia versus um problema criativo.

Outro dia me perguntaram sobre esta diferença. Em geral as soluções de problemas técnicos através dos métodos da engenharia levam a uma solução na forma de um compromisso, ou conjunção de fatores, como reforçar a resistência dos pilares de uma ponte para aumentar a segurança, sem aspectos conflitantes.
Um problema criativo do tipo que estamos tratando neste blog é diferente.
Segundo Altshuller, a idéia central é de que soluções criativas deverão superar as contradições existentes no problema. Estas contradições podem ser físicas, correspondendo ao mesmo objeto físico em estudo, ou técnicas, quando diferentes parâmetros do mesmo sistema estão em conflito uns com os outros.
Por exemplo, no primeiro caso, seria bom que o café servido em uma xícara fosse quente, mas este mesmo café deveria estar frio, para não queimar as pessoas. A propriedade física aqui é a TEMPERATURA, correspondendo a café QUENTE  e FRIO ao mesmo tempo (contradição física inerente). A solução neste caso está na SEGMENTAÇÃO ESPACIAL, ou seja, a xícara deverá ser quente por dentro, mas possuir um isolamento térmico tal que seja fria por fora.
Como exemplo de uma contradição técnica podemos citar um carro com o motor em movimento, o qual deverá trabalhar acelerado, mas não deverá gerar aquecimento, isto é, o parâmetro ACELERAÇÃO é diferente, do ponto de vista físico, da TEMPERATURA.
Para mais informações, sugerimos consultar www.trizsite.com, Tutorial Triz, de onde traduzimos e transcrevemos os exemplos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s