Todos sabemos que, dentre inúmeros aspectos relativos à segurança nacional e ao combate às drogas e contrabando, as tecnologias aeroespaciais estão dentre as mais importantes nos dias atuais.
Neste sentido, os jatos modernos de combate sempre foram vistos como uma garantia a mais na cobertura e segurança do território nacional.
O desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, mormente dentro da aviação militar, deve sempre garantir o repasse dos fundamentos críticos de projeto e o desenvolvimento de competências exclusivamente voltadas para esta área de tecnologia de ponta, no momento em que já dispomos de iniciativas privadas neste sentido respeitadas mundialmente, tanto dentro da Embraer quanto da Avibras.
Dentre as empresas que se apresentaram para fornecer aviões de combate para nossas forças armadas, algumas até se comprometeram a repassar tecnologia para o nosso país.
Em vez de gastar uma fortuna nestas aquisições, dever-se-ia pensar em encomendar à Embraer o desenvolvimento de jatos de combate, em cooperação com as empresas que fossem abertas a joint ventures e outras modalidades de projeto e desenvolvimento em parceria.
A Embraer já se dedica à fabricação de jatos de grande porte para transporte de tropas e não faltariam a ela condições técnicas e competência para atingir, num prazo não muito distante, as condições de maturidade técnica, experiência, inovação tecnológica e criatividade no domínio das avançadas tecnologias envolvidas na área da aviação de combate, conforme abaixo se pode deduzir da transcrição abaixo, obtida do site desta empresa:
O EMBRAER KC-390 estabelece um novo padrão para aeronaves de transporte militar médias. O KC-390, um bimotor turbofan com excepcional produtividade operacional, tem o menor custo total do ciclo de vida e a maior disponibilidade em sua classe.
Capaz de ser reabastecido em voo e também de ser rapidamente configurado como avião reabastecedor, o KC-390 usa aviônica no estado da arte, com HUD duplo, e sistema de missão abrangente, incluindo o cálculo preciso do ponto de lançamento de carga (CARP). É dotado de sistema de autoproteção completo e é totalmente compatível com sistemas de visão noturna.
O KC-390 apresenta desempenho de pista extraordinário e pode operar a partir de pistas curtas e semipreparadas. Um sistema de comandos elétricos de voo (fly-by-wire) com funções otimizadas garante o melhor desempenho de missão e voo seguro, com reduzida carga de trabalho da tripulação. Abaixo, o Embraer KC-390 para transporte de tropas e outras cargas em geral, militares ou não.
|