Goodyear apresenta em Genebra pneu que dispensa calibragem

Fonte: Jornal O Globo, de 08/03/2012

A notícia abaixo vem ao encontro de uma série de tecnologias que tem surgido recentemente, visando um aprimoramento maior na fabricação, uso e durabilidade de pneus. Chamamos a atenção para os aspectos relativos a vários princípios da TRIZ que estão presentes na novidade: a IDEALIDADE, que se expressa por meio da expressão simbólica:

Idealidade = (Benefícios crescentes) / (Custos + Ocorrências prejudiciais)

Também uma das recomendações importantes da TRIZ, relativamente a se investigar, no desenvolvimento de um produto, a possibilidade de fazer uso sempre que possível de recursos do próprio sistema. Transcrevemos abaixo a notícia original:

“Sistema dentro do pneus faz com que ele mesmo se ‘alimente’. Segundo a fabricante, vida útil do novo pneu é maior”.

(Foto: Divulgação) A Goodyear apresenta ao público pela primeira vez a tecnologia inovadora AMT (Air Maintenance Technology), que dispensa a calibragem dos pneus.

“A novidade poderá ser vista no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, até o próximo dia 18 de março. A tecnologia AMT permite que os pneus permaneçam calibrados na pressão ideal sem a necessidade de qualquer bomba ou sistema eletrônico externo. Para isso, todos os componentes do sistema, incluindo uma bomba miniaturizada, estarão totalmente contidos no pneu. “Ainda que a tecnologia seja complexa, a ideia por trás do sistema AMT é relativamente simples e alimentada pelo próprio pneu quando em movimento”, explica a fabricante de pneus. Na prática, a novidade elimina a necessidade de checar frequentemente a calibragem dos pneus. Além disso, a Goodyear afirma que a vida útil do produto é maior e sua eficiência ajuda a reduzir o consumo de combustível.

A tecnologia AMT está em fase de desenvolvimento nos Centros Tecnológicos da Goodyear nos Estados Unidos e em Luxemburgo, para ser oferecida tanto ao segmento de pneus de automóveis quanto da linha de veículos pesados. A empresa não fala ainda em data para o lançamento dos novos pneus.

US$ 1,5 milhão em pesquisas

O calendário de lançamento dependerá dos subsídios governamentais em pesquisa dos Estados Unidos e da União Europeia. Somente o Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos anunciou no ano passado investimento de US $ 1,5 milhão na pesquisa desses pneus, mas com o foco voltado para veículos comerciais. A verba será administrada pelo Laboratório Nacional de Energia Tecnologia e os trabalhos serão realizados no Centro de Inovação da Goodyear em Akron, Ohio. Em julho, a Goodyear recebeu uma ajuda do governo de Luxemburgo para pesquisa e desenvolvimento do mesmo sistema, voltado para veículos de passeio. Esse trabalho será realizado no Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg. “Embora semelhante em conceito, existem diferenças significativas nos sistemas para pneus de passeio e comerciais”, diz em nota o vice-presidente e chefe do departamento de tecnologia da Goodyear, Jean-Claude Kihn. Além disso, o Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos dos Estados Unidos liberou US $ 1,5 milhão para um projeto conjunto entre a PPG Industries e a Goodyear para melhorar a resistência ao rolamento e eficiência de combustível dos pneus. O objetivo do projeto é aumentar a eficiência de combustível de frotas de veículos de passageiros através do uso de uma nova estrutura”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s