Mapas Mentais

A interessante metodologia de catalogação criada por Tony Buzan se constitui em uma das ferramentas utilizadas em TRIZ.

No post anterior mostramos um link em que esta ferramenta está sendo usado para demonstrar de uma forma integrada os 40 princípios da invenção.

O livro de Darrell Mann, Hands on Systematic Innovation, fala sobre este método na página 57 e seguintes, fornecendo exemplo de seu uso no caso da fabricação de bombons de licor, um processo que inclui uma contradição física inerente: a combinação da temperatura elevada do chocolate líquido, com de congelamento do licor.

O livro de Darrell Mann sobre este assunto reproduz um artigo escrito para o TRIZ Journal há algum tempo no qual o problema da fabricação de licor de chocolate é debatido, mas não nos fornece a solução.

Uma das soluções, talvez a mais óbvia seria congelar o licor em formas, como aquelas em que costuma-se fazer cubos ou bolinhas de gelo, bastando em seguida mergulhar estas bolas no chocolate líquido, para que esteja pronto o bombom de licor.

Como nos sorvetes de casquinha da Mac Donalds, em que o chocolate quente vertido sobre o sorvete fica congelado imediatamente, no caso aqui analisado, o chocolate envolverá a bola de licor congelado, que formará uma capa para o bombom.
Mais tarde, o licor irá derreter dentro desta capa de chocolate, constituindo-se assim no produto acabado: nada mais simples!

Diante deste processo, do ponto de vista doméstico, é fácil experimentar, mas do ponto de vista industrial alguns complicadores existirão:

  • Como será determinada a espessura da casca de chocolate? Talvez controlando a liquidez do chocolate, a concentração do banho, etc.
  • Como serão projetados os mecanismos para congelar quantidades industriais de licor, a maneira de transportar grandes volumes destas bolas de licor congelado para o banho de chocolate quente, fazer a extração do produto acabado, o bombom, e empacotá-lo automaticamente? Obviamente, soluções automatizadas para isto já existem, pois o método é análogo aos usados hoje em dia na fabricação de numerosos produtos alimentícios.
  • Como exemplo da possibilidade de uso de uma variante deste método cito o exemplo da fabricação dos bombons da empresa LAIKA, de Belo Horizonte: como uma possibilidade, mas sem a certeza de como são fabricados seus pequeninos bombons de licor açucarados.
  • Fica como exercício a inclusão de uma variante do método, em que o bombom de chocolate, além do licor, contém uma cereja, como os comercializados pela Kopenhagen (que aliás tem em PRESENTES e não no chocolate os fundamentos de sua atuação no mercado!)

Retornando ao tópico inicial deste post, sobre Mapas Mentais, desejo concluir chamando atenção para dois aspectos importantes desta ferramenta, quais sejam, de que ela favorece a integração do que ocorre no hemisfério esquerdo do cérebro, a sistematização, com o que se supõe seja a característica mais importante do hemisfério direito: a criatividade.

Neste aspecto, os Mapas Mentais constituem-se em um complemento importante para as técnicas utilizadas na prática da Inovação Sistemática, segundo a metodologia TRIZ.
Abaixo, capa do livro citado.

Hands_on_SI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s