Embalagens Tetra Pak – Observações do Dia-a-Dia

Procurando a solução ideal segundo a TRIZ, e usando conceitos simples de Logística e Geometria, hoje durante o café da manhã em casa, realizei um pequeno exercício sobre embalagens Tetra Pak, mais precisamente aquelas que vem com algumas marcas de leite.
A embalagem da marca Itambé é muito interessante do ponto de vista da Inovação, pois possui na tampa de destravar um mecanismo simples que, além de possibilitar abertura e fechamento, apresenta feedback auditivo!
Para isto, ela foi dotada de um complemento fixo na rosca da caixa, ou seja, três ressaltos internos de plástico simetricamente dispostos, que produzem o som de fechar ou abrir.
Este tipo de embalagem oferece algumas vantagens interessantes para o usuário mas, do ponto de vista logístico, o empilhamento de 24 caixas deste tipo em uma caixa de papelão maior para transporte possui um grave senão: a tampa obriga a deixar um espaço de cerca de 1 cm. entre uma caixa e a que fica por cima, com maior gasto de papelão no empilhamento, o que encarece o transporte.
Por este motivo, alguns fabricantes de sucos, água de coco, etc., usam embalagens com fecho plano, com uma membrana selante que podemos puxar para abrir e uma tampa que se pode fechar após o uso. Uma excelente solução, talvez a melhor delas dentre estes diversos tipos de tampa em embalagens Tetra Pak!
Uma outra solução, não tão boa, é posicionar a tampa de rosquear lateralmente a 45 graus, para facilitar sua abertura e o transporte em empilhamento, admitindo até variantes interessantes como, por exemplo, as embalagens usadas pela subsidiária Valle da CocaCola,  nas caixas em “tamanho família” de 1,5 litros, recentes no mercado:
Caixas de 1,5 litros, da Valle, CocaCola Femsa
Caixas de 1,5 litros da Valle, CocaCola Femsa
Abaixo, alguns tipos de embalagens Tetra Pak, que ilustram bem o assunto abordado aqui.
Mais à frente, em outro post, usando fundamentos da TRIZ, voltaremos a abordar este assunto.
Ilustração de diversos tipos de embalagens Tetra Pak (Fonte: ário Silva, Técnico Industrial, em http://mariosilvatecnicoindustrial.blogspot.com.br/2014/06/maquinas-de-empacotar-e-envolver.html).
Ilustração de diversos tipos de embalagens Tetra Pak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s